Blog

A importância do capital de giro para o seu negócio

É muito importante que o empreendedor entenda sobre o capital de giro da sua empresa, pois, é a gestão desse capital que vai fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.

Muitos têm apenas uma noção básica do que é o capital de giro. Em resumo, entendem que é o “dinheiro em caixa para pagar as contas do dia a dia da empresa”, mas vai além disso.

Então, o que é Capital de Giro?

O capital de giro, essencialmente, resulta da diferença entre o dinheiro disponível e o valor necessário para pagar as dívidas existentes, que podem ser gastos extras, despesas fixas ou custos necessários para a prestação de serviços ou para a comercialização de algum produto.

O capital que sobra desse cálculo é o que representa a possibilidade de giro.

Mas, qual a sua importância para a saúde financeira do meu negócio?

Suprir a empresa em suas atividades operacionais (custos e despesas), aplicações financeiras, cumprimento dos prazos de pagamento dos fornecedores, entre outros, são exemplos da importância do capital de giro para o seu negócio.

Com o capital de giro baixo, a organização passa a assumir riscos. Quando isso ocorre, a empresa tem maiores chances de ficar sem dinheiro para pagar alguma operação ou processo.

Fique atento, pois, a falta de planejamento é uma das principais causas de falências de pequenas e médias empresas.

Por isto, controlar seu caixa é fundamental para:

  • Perceber qual é o melhor momento de comprar ou investir e quais os prazos de pagamento que podem ser assumidos. Isso evita um possível desencaixe entre contas a pagar e a receber;
  • Quitar os valores de curto prazo e ainda manter o saldo de caixa positivo;
  • Manter as contas de ativo e de passivo equilibradas;
  • Atender às demandas referente às atividades operacionais.

Dito isto, o propósito de se manter o controle de caixa é trazer segurança financeira, já que o capital adequado evita inadimplência, irregularidades de pagamento e até falência. Além disso, ele também facilita o aproveitamento de oportunidades, como adquirir produtos com preços menores ou investir na hora certa, aumentando a competitividade organizacional.

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se e receba notícias sobre contabilidade, gestão e outros assuntos.