Blog

BPO FINANCEIRO: quais são as vantagens de terceirizar meu financeiro?

Saiba tudo sobre o BPO Financeiro e confira quais são as vantagens que a sua empresa pode ter ao terceirizar o seu financeiro!

Você sabia que, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, 50% das empresas vão à falência por causa de problemas financeiros? De fato, de onde vem este problema? A falta de controle de fluxo de caixa por exemplo, é um fator bem comum que leva as empresas a entrarem nesta estatística.

Elas sofrem de falta de recursos para o pagamento de seus compromissos a curto prazo, forçando seus sócios a fazerem aportes financeiros de forma recorrente. Desse modo, surge a desmotivação e até mesmo o pedido de encerramento das atividades. A partir desta triste estatística, te levo a refletir sobre a importância da saúde financeira da sua empresa. 

Como a organização do financeiro pode transformar os seus negócios?

Abaixo deixo uma frase para reflexão, de autoria do professor executivo André Brigagão:

Qualquer pessoa pode fazer um Valuation¹, desde que domine os principais métodos e tenha acesso total às informações sobre seu negócio.”

André Brigagão

A princípio, você sabe o quanto vale a sua empresa? Qual é a necessidade de um fluxo de caixa hoje? Essas duas questões provocam uma outra reflexão: e o seu tempo? Quanto ele vale?

Em momentos de vacas magras e crises inesperadas, as mentes criativas e que focam em mudar a direção do vento ganham destaque. A partir disso já podemos mensurar o valor do nosso tempo. 

BPO significa Business Process Outsourcing ou “Terceirização de Processos de Negócios” em português. Esse serviço representa a solução para quem não tem tempo de solucionar.

Qual é a importância do BPO?

O BPO é uma excelente escolha para os empreendedores que não querem lidar com algumas atividades da rotina, dentro do setor financeiro da empresa. Portanto, os empreendedores que buscam uma pegada mais tecnológica e profissional em seu negócio, investem nesse serviço. Pois querem desfrutar de um bom relacionamento com os números!

Confira algumas das atividades que o serviço oferece: 

  • Conciliação bancária;
  • Gerenciamento de contas a pagar e contas a receber;
  • Agendamento de pagamentos de fornecedores, agregando também despesas cotidianas;
  • Gerenciamento de provisões para pagamento de obrigações fiscais, trabalhistas ou de contingências;
  • Elaboração de fluxo de caixa;
  • Emissão de relatórios.

Além disso, uma empresa de BPO pode fazer análise de crédito, abaixando consideravelmente o risco de clientes inadimplentes. Ela também pode mudar a forma que credores e investidores olham a instituição, porque passarão a existir relatórios financeiros concretos que agregarão valor à sua empresa.

Outra vantagem é que ela gera informações precisas e pode aumentar a assertividade das decisões que serão tomadas a partir de indicadores financeiros. Estes indicadores só serão possíveis com relatórios que passem confiança de seu conteúdo. 

As empresas de BPO trabalham a partir do auxílio da tecnologia. Elas estabelecem protocolos e organizam processos para criar uma fluidez nas rotinas.

Quando o serviço de BPO é indicado?

O serviço de BPO financeiro é indicado para vários tipos de empresas, cada uma com suas particularidades. Portanto, essas particularidades devem ser acertadas antes do fechamento de contrato.

O senhor Zé da oficina, o Paulo do Açaí, o Júlio que vende cursos on-line e também o Lucas, que já tem uma empresa maior, todos podem contratar o serviço de BPO financeiro e focar em seus resultados. Isso garante comodidade e contribui para o sucesso da empresa.

Por fim, para mudar o rumo de uma história, um dos elementos mais importantes se chama criatividade, que é a capacidade de inventar e reinventar. Por isso, o empreendedor não deve ficar travado em rotinas, ele deve direcionar sua energia para a geração de resultados!

E então? Pronto para se destravar?

Confira nosso post sobre Capital de Giro e descubra como se faz a gestão correta desse capital!

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se e receba notícias sobre contabilidade, gestão e outros assuntos.